Muitos dos exercícios básicos que devem ser realizados diariamente podem ser praticados durante os ensaios. Podem ser incorporados na rotina da prática diária e podem ser feitos em momentos diferentes e curtos, como durante alguns compassos de pausa.
3.1 – Tórax e Peitoral
Este exercício é uma variante do alongamento do mesmo nome especificado anteriormente (2.10).
Realiza-se sentado, podendo segurar o violino ou a viola, alongando-se um lado de cada vez, colocando o braço por detrás do espaldar da cadeira e direcionando o tórax suavemente para frente. Deve-se manter a coluna ereta e os pés bem assentados no chão.
3.2 – Antebraço
Este alongamento é uma variante do exercício especificado anteriormente como “mão para trás” (2.14). Durante o período de ensaio, pode ser realizado apoiando-se o pulso na estante da partitura e seguindo-se a mesma dinâmica mostrada previamente.
Outra variante do alongamento é realizada esticando o braço esquerdo com a parte interior do pulso na direção da voluta do instrumento, com o apoio entre o primeiro e o segundo dedo. O objetivo será alongar o antebraço e o pulso, distendendo ao mesmo tempo o braço.
3.3 – Rotação do antebraço
Violinistas e violistas permanecem com o braço esquerdo em rotação durante a prática do instrumento, necessitando, assim, distender o braço periodicamente.
Realiza-se o alongamento do braço esquerdo sentado, deslizando-se o braço na parte detrás da cadeira, virando-se a mão no sentido anti-horário e segurando-se o pé da cadeira por trás. Deve-se alongar por aproximadamente trinta segundos.
3.4 – Músculos rotadores da nuca e músculos anteriores do antebraço
Este exercício é um alongamento combinado dos músculos da nuca e do antebraço. Pode ser realizado sentado. A coluna deve estar bem ereta e os pés assentados no chão.
Com as pernas ligeiramente separadas, realiza-se uma rotação do pescoço para a direita, trabalhando os músculos rotadores da nuca. Ao mesmo tempo, estende-se o braço esquerdo para baixo na lateral do corpo, com uma extensão do punho e os dedos retos (a palma para baixo). Alongam-se, assim, os músculos na parte anterior do antebraço. A seguir, pode-se inverter o lado da rotação do pescoço e o braço estendido.
3.5 – Músculos anteriores do ombro e músculos flexores dos dedos
Alongamento combinado para os músculos dos ombros e dos dedos. É uma variante do alongamento dos músculos flexores dos dedos, anteriormente especificado no exercício 2.13.
Para a realização do exercício, o músico deve estar sentado no centro da cadeira. Deve-se flexionar ligeiramente a cabeça enquanto se posiciona o lado a ser alongado, com a palma da mão apoiada na parte de trás do assento; os dedos juntos apoiados igualmente no mesmo lugar e em paralelo às costas.
Da mesma forma que no exercício 2.13, a tensão do alongamento é produzida ao longo dos músculos flexores dos dedos, na parte anterior do antebraço.
3.6 – Músculos flexores dos dedos
Este alongamento é uma nova variante para os músculos flexores dos dedos. Sentado na ponta da cadeira, com a coluna bem ereta e os pés bem assentados no chão, alonga-se um lado de cada vez, colocando a mão apoiada no assento com os dedos juntos direcionados para trás.
3.7 – Músculos que sustentam as omoplatas
Exercício de alongamento direcionado pelo instrumento. Colocando o violino ou a viola na altura dos joelhos, segurando-o verticalmente com as duas mãos, com o tronco e a cabeça ereta, estendem-se os braços para frente.
3.8 – Músculos posteriores da coxa
Exercício de alongamento que trabalha os músculos isquiotibiais, na parte posterior da coxa.
Na posição inicial, sentado, levemente inclinado para frente com a coluna ereta. Realiza-se o exercício adiantando a perna direita e levantando a ponta do pé na sua direção. Fazer o movimento lentamente até alcançar a máxima flexão, sentindo o alongamento dos músculos posteriores da coxa.